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Existem diversas formas de atrair consumidores para sua loja virtual, desde campanhas em mídias pagas até por meio de plataformas de cashback, mas seja qual for o canal utilizado, uma coisa é certa: sem pessoas acessando a página do seu e-commerce, as vendas não vão ocorrer.

O grande problema de depender de uma única fonte de captação é que ela pode não funcionar sempre, além dos custos que estão implicados na sua manutenção. Enquanto estratégias como os anúncios no Google Ads são uma excelente maneira de conquistar novos clientes e realizar conversões, investir em alternativas menos dispendiosas é uma ótima forma de diversificar esses canais.

Para isso, é preciso dedicar tempo na construção de um SEO de qualidade em seu site. Por meio dessa tática, é possível:

1. Conquistar tráfego orgânico

Fazer a otimização para mecanismos de buscas é uma excelente forma de trazer tráfego orgânico, ou seja, aquele que chega ao seu site voluntariamente por meio da página de resultados da ferramenta de pesquisa e não por meio de anúncios pagos.

Embora a última seja uma estratégia importantíssima para o e-commerce, conquistar visitas organicamente é uma tática bastante sustentável a longo prazo. Porém, essa é justamente a questão: pode demorar alguns meses para começar a aparecer os primeiros resultados.

Portanto, adotar uma estratégia SEO não significa abandonar os investimentos em mídias pagas, mas pode representar uma maneira de atrair novos consumidores por um custo muito menor. Se bem feita, pode-se tornar um importante pilar no faturamento do seu empreendimento.

2. Atrair público qualificado para seu e-commerce

Quando as pessoas pesquisam algo na internet, elas normalmente estão mais interessadas nesse assunto do que se fossem interrompidas por um anúncio durante uma navegação normal.

Em qual das duas situações você acha que o usuário está mais próximo de adquirir uma máquina de lavar: alguém que estava rolando o feed de notícias do Facebook e viu uma propaganda sobre uma oferta de eletrodomésticos ou quem faz a pesquisa “ofertas máquina de lavar brastemp 11 kg com ciclo tira manchas”?

Não é possível dizer com certeza, embora a resposta mais provável seja a segunda, porém, uma coisa é certa: o consumidor que fez a pesquisa demonstra um interesse claro por esse tipo de produto e, portanto, tem mais chances de estar em um estágio mais avançado da jornada de compra.

Construir uma estratégia SEO é multiplicar o segundo tipo de situação várias vezes. Isso não significa que todas essas pessoas se tornarão suas clientes, mas as chances de pelo menos parte delas fazer uma aquisição é bem grande.

3. Estabelecer-se como autoridade no mercado

É comum associar as primeiras posições da página de resultados do Google e de outras plataformas com autoridade. A maioria dos usuários pensa que elas não ocupariam esse espaço caso não fossem confiáveis e, dessa forma, costumam dar mais crédito a esses sites.

Assim, essa é uma maneira de se estabelecer como uma autoridade no mercado com custos geralmente muito menores do que outras estratégias, como fazer uma propaganda na televisão durante um horário de prestígio, por exemplo.

Ao pesquisar por determinado item e encontrar a sua loja virtual no topo da página, são maiores as chances de seu site receber um clique do que se você não estivesse bem posicionado. É uma maneira de conquistar a confiança das pessoas mesmo que elas nunca tenham ouvido falar da sua marca.

É claro que, para isso, é preciso que seu e-commerce esteja configurado para transmitir uma imagem de segurança e profissionalismo, uma vez que, mesmo com o aumento anual do número de transações do comércio eletrônico, ainda existem muitos consumidores que têm receio de realizar compras online.