O cotidiano de quem tem um e-commerce para gerenciar é muito intenso. Afinal de contas, o sucesso do negócio demanda foco em diversos detalhes estratégicos. Para ter uma comunicação efetiva, é necessário elaborar um plano de ação de marketing digital eficiente.
Graças ao crescimento da concorrência no segmento varejista online, as campanhas precisam ser vistas como prioritárias. Elas são importantes para captar clientes e ajudar a construir uma reputação online positiva.
Nesse sentido, a concentração no planejamento é fundamental, já que improvisos não funcionam para essas abordagens: o público está cada vez mais exigente quanto aos conteúdos que consome, além de saber filtrar a conduta de suas marcas preferidas de acordo com o que é postado na rede.
Pensando nisso, reunimos as melhores recomendações para você elaborar um bom plano de ação de marketing digital. Fique conosco e confira!
Defina seus objetivos:
Muito antes de aplicar as estratégias de marketing, é preciso autoanalisar o momento atual do seu negócio a fim de criar uma boa reputação mercadológica para vender mais. Logo, é fundamental descobrir onde sua marca pretende chegar a curto, médio e longo prazo.
Uma compilação de objetivos garante que você tenha um direcionamento mais eficiente, podendo aplicar o marketing digital para otimizar a gestão de leads, conquistar uma posição de destaque nos mecanismos de busca, educar o público sobre os seus produtos/serviços, reduzir custos, superar a concorrência, entre outros propósitos.
No entanto, vale reforçar que para atingir essas metas, é preciso que elas sejam mensuráveis e relevantes.
Por fim, basta criar um cronograma para seguir todos os procedimentos do marketing digital à risca. Dessa forma, você não fica perdido em meio às preparações e abordagens, além de ter tempo para obter os resultados e estudá-los com calma.
Pesquise a fundo seu público-alvo:
As comunicações devem ser direcionadas para um grupo específico. Logo, é preciso segmentar todos os receptores, compreender os hábitos de compra e o modus operandi (comportamento) de quem costuma consumir na sua loja ou pretende comprar nela.
No mundo digital, a criação de personas é a atividade mais apropriada. Isso significa que você precisa elaborar personagens fictícios para representar demandas e necessidades de seus clientes. Para isso, levante informações e os entreviste para saber o que pretendem receber em troca.
Plano de ação de marketing digital:
Independentemente do porte do seu e-commerce, o marketing digital tem uma função crucial para fortalecer a marca na rede. E, atualmente, com as ferramentas existentes na internet, é possível abordar várias iniciativas sem gastar muito.
Para que esse plano de ação gere resultados favoráveis para seu varejo, é preciso que ele tenha quatro vertentes.
Marketing de relacionamento:
Mais importante do que atrair o público é mantê-lo fiel. Sem uma abordagem convincente na área de relacionamento, seu negócio pode ficar estagnado. Nesse sentido, a comunicação tem uma missão primordial, tal como os investimentos direcionados ao atendimento.
No caso do marketing de relacionamento, as abordagens precisam ser potencializadas com o apoio das redes sociais. Elas dão mais repercussão para os conteúdos e melhoram o vínculo com a loja, favorecendo a proximidade entre marca e público.
E-mail marketing:
O e-mail marketing tem uma participação indispensável na estratégia de comunicação, pois estabelece um contato mais pessoal com o cliente. Ele é muito útil para disparar ofertas e fortalecer o vínculo entre as partes.
Nesse sentido, valem os lembretes de compras, mensagens de parabenização ou para comunicar lançamentos no catálogo de mercadorias e serviços.
Aqui, não é necessário direcionar verbas altas, mas é preciso ter cautela. Primeiro, individualizar os textos. Segundo, ter a certeza de que os receptores autorizam esse tipo de diálogo.
Marketing de busca:
No ambiente virtual, é importante ficar em evidência nas plataformas de busca. No nosso território, o Google é a empresa mais popular na internet. Logo, sem um bom posicionamento do e-commerce nesta plataforma, os internautas terão dificuldades para encontrá-lo.
Para ficar no topo da lista de resultados, é preciso investir em SEO e em links patrocinados, feitos no Google Ads. Assim, você deixa sua loja em evidência para um número maior de usuários. Uma das vantagens dessa ferramenta é que o pagamento dos anúncios é feito com base nos cliques recebidos nos links.
Monitore os resultados:
É impossível obter sucesso sem medir os resultados. Antigamente, o marketing foi mais “intuitivo”, mas hoje é muito arriscado negligenciar o monitoramento das atividades.
E não devemos ignorar que esse é um dos benefícios do ambiente digital. Nele, é possível capturar dados relevantes sobre a recepção dos usuários, identificando qual foi seu comportamento em relação às mensagens recebidas.